O Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE)
Este sistema prevê que as empresas Consumidoras Intensivas de Energia (CIE), com consumo energético igual ou superior aos 500 tep/ano, realizem periodicamente auditorias energéticas e celebrem acordos de racionalização de consumos de energia com o objetivo de aumentar a eficiência energética das instalações e reduzir os seus impactos ambientais.
Apesar da Neutroplast não corresponder aos critérios de uma empresa CIE, pelo seu consumo anual de energia ser inferior aos 500tep, optou por realizar de forma voluntária uma auditoria energética com vista a aumentar a sua eficiência energética.
Projeto solar da Neutroplast
A execução desta auditoria permitiu identificar situações de possível e desejável aumento da eficiência energética da instalação, nomeadamente, uma central fotovoltaica para autoconsumo, financiada pela Helexia através de um Contracto de Performance Energética – ver projeto.
Esta central solar fotovoltaica de 630 painéis, veio cobrir 12% da necessidades energéticas da Neutroplast, permitindo uma produção mais sustentável, através da redução da sua pegada ecológica em 110 toneladas de CO2 anualmente, o equivalente a plantar 2800 árvores por ano.