Benefícios:
- Produção de energia limpa.
- Redução da fatura energética em 24% e menor dependência da rede elétrica.
- Redução de emissões de CO2 em 365 ton/ano.
- Investimento da Helexia em 500k€, permite a ArtesanalPesca manter o foco no seu core business.
- Conforto e proteção de colaboradores e visitantes no parque de estacionamento.
- Valorização dos ativos imobiliários.
A ArtesanalPesca instalou em parceria com a Helexia, autoconsumo solar através de uma central fotovoltaica em cobertura e de um carport solar no estacionamento. Desta forma, a energia limpa produzida permite alimentar o processo produtivo da cooperativa de armadores de Sesimbra.
A refrigeração e congelação são grandes consumidores de energia, pois é requerido frio constante para manter o fresco e a qualidade do pescado.
Com esta implementação a cooperativa vai garantir cerca de 24% das necessidades de energia que este processo produtivo refrigerado exige. Isto traz poupança na fatura de energia, maior independência da rede elétrica e menos emissões de CO2.
Ciente da importância das alterações climáticas e das oportunidades da sustentabilidade como estratégia empresarial, a ArtesanalPesca escolheu a Helexia para este projeto, que para além da implementação técnica também financiou o projeto num valor aproximado de 500K€.
A central fotovoltaica, com uma potência de 551 kWp, vai produzir anualmente 778 MWh de energia limpa e evitar a emissão anual de 365 ton de Co2 por ano. Parte da central está implementada em sistema de carport, que oferece proteção e sombra aos veículos dos colaboradores que ali trabalham e visitantes da empresa.
A ArtesanalPesca
A ArtesanalPesca é uma cooperativa de armadores criada com o objetivo de valorizar os produtos do mar, capturados pelos pescadores artesanais de Sesimbra. Mantendo os métodos tradicionais de captura como pilar fundamental da sua diferenciação, a cooperativa tem 80 funcionários e agrega ainda cerca de 400 pescadores em embarcações associadas. Detém 66% da captura do peixe-espada preto, 27% da quota de cavala e 11% da captura de carapau apanhado em Portugal. Exporta 40% da sua produção e tem um volume de negócios de 20 milhões de euros anuais.
Esta empresa, marca a diferença em dois pontos chave – na forma como captura o pescado, através da pesca artesanal – e através de um comércio justo. A ArtesanalPesca comercializa diretamente o pescado capturado pelos barcos dos seus associados. A união e centralização das suas capturas permite um posicionamento no mercado, uma escala e segurança na defesa dos armadores e pescadores, que de outra forma seria difícil obter.
A implementação esta estratégia representou uma revolução no sector da pesca nacional e possibilitou uma forma mais justa e sustentável de comercialização do pescado. Comprar peixe à ArtesanalPesca equivale a adquirir peixe diretamente ao pescador.
Com a implementação da central fotovoltaica reforça o seu caminho sustentável.