• A Micronipol vai triplicar potência instalada de autoconsumo solar fotovoltaico de 1 MWp para 3MWp
• A autonomia energética vai atingir 33%, mas o objetivo é chegar aos 80%
• Redução de custos energéticos e emissões de CO2
A Micronipol, uma das empresas líderes na reciclagem de plásticos em Portugal, e a Helexia vão expandir a atual central de energia solar de autoconsumo de 1 MWp para 3 MWp. Este projeto vai permitir à Micronipol atingir os 33% de autonomia energética.
Esta aposta vai permitir a produção anual de mais de 4,5 GWh de energia limpa e evitar a emissão de cerca de 2120 ton de CO2/ano.
A produção de energia solar vai ainda contar com um sistema de armazenamento de baterias de 370 kWh.
A Helexia assumirá ainda a responsabilidade pela supervisão, monitorização e manutenção dos 3 MWp instalados (1 MWp já existentes + 2 MWp da nova central solar) bem como pela gestão de todo o sistema de produção e armazenamento de energia, promovendo a descarbonização da empresa, que tem como objetivo tornar 80% da sua operação autossuficiente em energia. Neste sentindo a Micronipol e a Helexia estão a trabalhar em conjunto na hibridização das fontes energéticas.
O negócio da Micronipol foca-se na economia circular, apostando na reciclagem e reutilização do plástico, recebendo na sua fábrica plásticos que já foram utilizados para transformar em novos produtos, reduzindo significativamente o volume de resíduo industrial e doméstico destinado a aterro. Neste momento, a empresa recicla mais de 20 mil toneladas de plástico por ano, dos quais 6 mil toneladas têm origem em desperdício urbano.
Internacionalmente, a Micronipol destaca-se pela exportação de mais de 40% da sua produção para o mercado europeu, incluindo a Suíça, um mercado reconhecido pela sua exigência, o que reforça a qualidade e competitividade da empresa portuguesa.
“Ao longo dos seus 20 anos de atuação, a Micronipol tem demonstrado um forte compromisso com a preservação do meio ambiente, começando pelo seu core business, a reciclagem e o reaproveitamento de plásticos. A sustentabilidade sempre foi um de seus principais objetivos, razão pela qual estamos entusiasmados com esta parceria que resultará numa significativa poupança energética para a empresa”
João Guerra, Marketing & Communication Director da Helexia.
Sobre a instalação da central energética, João Guerra afirma, “Com esta instalação de 2MWp, a Micronipol vai alcançar uma redução de consumo energético de 33%. Já estamos a trabalhar para outros projetos conjuntos com o intuito de atingir até 80% de autossuficiência energética. Dado que todo o processo produtivo da Micronipol depende de energia elétrica, a descarbonização é uma meta tangível e é para isso que vamos trabalhar lado a lado.”, afirma.
Já para João Machado, General Manager da Micronipol, “Como empresa totalmente comprometida num futuro sustentável, este projeto é estruturante na implementação da estratégia delineada. Para além de reduzimos a dependência energética da rede, ainda garantimos que os nossos produtos são produzidos com base em energia de fonte renovável. Tudo o que fazemos tem a sustentabilidade ambiental em mente e este é mais um projeto que nos enche de orgulho do percurso de vida da Empresa “.