Projetos de Autoconsumo solar
Atualmente são 9 as lojas Leroy Merlin que têm autoconsumo solar: Loulé, Portimão, Aveiro, Carnaxide, Setúbal, Leiria, Matosinhos, Funchal, Alta de Lisboa.
Em implementação, estão mais 2 lojas: Sintra e Albufeira, que totalizam 750 kWp, ou seja a Leroy Merlin vai ficar com uma potencia instalada de 3,52 MWp
Projetos de Mobilidade elétrica
Carregadores instalados: 1 carregador normal duplo na loja Leroy Merlin de Setúbal. (permite carregar dois carros em paralelo)
Futuras lojas com carregadores (brevemente)
- Aveiro, Leiria, Matosinhos, Sintra, Albufeira, Funchal
Vão ser 6 carregadores normais duplos e 7 carregadores rápidos
A Leroy Merlin no total vai ficar com 7 carregadores normais (duplos) e 7 carregadores rápidos. No total, vai ser possível carregar 21 carros elétricos em paralelo.
Projetos de eficiência energética
- Relighting em 3 lojas: Coimbra, Maia e Matosinhos que originou uma redução de consumo de 36% e redução de despesas de manutenção dos equipamentos de iluminação
- Várias auditorias energéticas efetuadas com identificação de medidas com vista a otimização dos consumos energéticos
- Catálogo de medidas para redução consumo energético: aborda medidas práticas para redução de consumo energético: desde a soluções de materiais de revestimento, isolamento térmico, escolha de equipamentos, boas práticas para serem incorporadas por todos os colaboradores no seu dia a dia e boas práticas de operação e manutenção das lojas.
Certificação Breeam
A Certificação Breeam é um sistema de avaliação internacional que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios.
São medidos vários requisitos de sustentabilidade, organizados nas seguintes Categorias: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, ecologia e uso do solo, poluição e inovação.
Este certificado contribui para promover uma construção muito mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente.
Apesar de não ser uma certificação obrigatória, a Leroy Merlin está a realizá-la por contribuir para a reputação e objetivo de responsabilidade social da empresa, reputação e confiança da marca mas igualmente para uma maior eficiência operacional.
Sendo uma marca dedicada ao bricolage, e que se posiciona como “Habitat Positivo”, faz todo o sentido a obtenção desta certificação.
Atualmente está a ser aplicada em 5 lojas: Leiria, Albufeira, Aveiro, Funchal, Loulé.
Estudo de Clusterização & Benchmarks energéticos.
As várias lojas foram agrupadas em clusters, de acordo com a sua zona climática e tipologia, permitindo classificá-las em lojas com melhor ou menor desempenho energético.
Ao criar uma referência ou padrão de medição usado para comparação de lojas – “benchmark” – será possível identificar para a Leroy Merlin , compreender e desenvolver melhores práticas e processos que levarão ao melhor desempenho dessas mesmas lojas.
É uma ferramenta muito para responder a questões “onde atuar?”, mas também permitirá:
- Explicar diferenças de desempenho (energético e consequentemente económico) entre lojas;
- Avaliar o potencial de melhoria de cada loja ao nível dos indicadores considerados;
- Identificar “melhores práticas” e programas transversais a serem lançados num futuro próximo para permitir a implementação prática do potencial de melhoria;
- Apoiar no processo de conceção de futuras lojas e remodelações com vista a ter um universo de lojas mais sustentáveis durante a fase de operação.
Relatório de Sustentabilidade
Sendo um objetivo estratégico, todas as iniciativas da Leroy Merlin estão bem detalhadas no Relatório de Sustentabilidade da marca.