Benefícios:
- Autoconsumo de energia limpa e consequente redução de custos energéticos e emissão de CO2 nos seus processos produtivos.
- Preços estáveis de energia durante um contrato de 15 anos, com custo abaixo do valor do mercado energético.
- Implementação da central fotovoltaica com investimento total da Helexia, o que permite à Joper a disponibilidade financeira para o seu negócio core.
- Central fotovoltaica com monitorização e manutenção premium para assegurar rácios de produção elevados.
O Grupo Joper é uma referência no desenho, produção e comercialização de equipamentos agrícolas e industriais. Esta empresa portuguesa aposta na investigação e desenvolvimento, para melhorar a eficiência e a qualidade dos equipamentos que exporta para mais de 15 países. Agora fá-lo com energia limpa. Com a Helexia, implementaram um sistema de produção fotovoltaica de energia para autoconsumo que produz já cerca de 40% das suas necessidades energéticas.
“A sustentabilidade não é o futuro, já é o presente”, afirma Jorge Pereira, presidente do conselho de administração do Grupo Joper. Com isto em mente, o grupo decidiu implementar uma central fotovoltaica de cobertura com uma potência de 470 kWp.
Grupo Joper com energia limpa
Esta central vai permitir uma produção anual estimada de 773 MWh. No total estão 870 painéis instalados, que representam um investimento da Helexia em cerca de 400k€ para um contrato de 15 anos, o que vai permitir, à Joper, manter o seu orçamento focado nos investimentos estratégicos e competitividade nos mercados onde opera.
Para além disto, vai garantir preços de energia estáveis e competitivos durante todo contrato, o que para uma empresa fortemente exportadora é crucial para manter a atratividade nos mercados onde opera, nomeadamente Europa, África e América.
Nesta equação, os dados económicos são muito importantes, mas os indicadores ambientais também. Esta parceria vai possibilitar à Joper a utilização de energia limpa e consequente redução de CO2 nos processos produtivos evitar 363 ton/ano de CO2.
“A Joper pertence a uma indústria grande consumidora de energia e quisemos dar este passo com a Helexia, não só pela redução dos custos, mas também pelo ambiente. E queremos continuar alargando o autoconsumo para outras unidades e otimizando a eficiência energética.” – Afirma Marta Pereira, Diretora-geral do Grupo Joper.
A Helexia e o setor da Metalomecânica
A indústria metalomecânica é conhecida pelos processos complexos, que requerem precisão na transformação de matérias-primas metálicas. Esse setor tem um consumo energético significativo, devido ao uso intensivo de maquinaria nas operações. No entanto, também possui um grande potencial para reduzir as emissões de carbono, através da implementação de fontes de energia limpa, de medidas de eficiência energética, e uma gestão adequada de energia.
Neste setor, a Helexia já contribuiu com a produção de 4 GWh de energia limpa, trazendo poupanças energéticas superiores a 100 mil euros a 3 dos seus clientes neste setor (Joper, Tupai e Invepe) e evitando no total 2000 ton de CO2. É um setor onde existe a perspetiva de crescimento em numero de clientes e volume de negócio.
Descarbonizar a indústria
Portugal propôs-se a atingir a neutralidade carbónica até 2050. Sendo o setor da indústria um grande consumidor de energia, começa a ser emergente a mudança de paradigma na utilização de recursos.
Os roteiros de descarbonização começam a impactar o setor industrial, contribuindo para acelerar esta transição para uma economia neutra em carbono. São empresas como o Grupo Joper que sabem que o futuro já chegou e estão a contribuir para este avanço.