Pingo Doce de Gandra aposta em energia limpa
Através de uma parceria com a Helexia, o Pingo Doce de Gandra instalou uma central fotovoltaica de autoconsumo, dividida entre a cobertura do edifício e o carport solar. Ao todo são 397 painéis com uma potência de 216 kWp. Esta central é capaz de produzir 302MWh de energia por ano.
Desta forma, o Pingo Doce de Gandra torna-se capaz de produzir parte da sua energia, mas também proporcionar conforto e sombra aos seus clientes.
Pingo Doce com energia limpa
Este projeto desenvolvido com a Helexia, vai permitir ao Pingo Doce de Gandra produzir energia limpa e renovável, evitando cerca de 142 toneladas de CO2 anualmente, o equivalente a plantar 3600 árvores por ano.
As vantagens
Os grandes benefícios desta parceria são a redução de custos na fatura da energia, menor dependência da rede e menor pegada carbónica. Para além, destas vantagens, outro grande benefício é a valorização do imóvel.
A Helexia esteve presente em toda a cadeia de valor deste projeto, desde o desenho, desenvolvimento e implementação, passando também pelo investimento e manutenção.
Este projeto beneficiou do investimento de cerca de 180 000€ para um contrato de 15 anos, o que permite ao Pingo Doce de Gandra manter os investimentos estratégicos no seu negócio core e usufruir de um preço de energia, estável e competitivo, ao longo da vigência do contrato.
A Helexia assegura também a manutenção da central de forma que se obtenham os melhores rácios de produção de energia.